Projeto Voo Azul: Uma iniciativa humanizada de tratamento especializado para pessoas atípicas
Conheça o projeto que ajuda centenas de famílias em BH e toda região
Publicado em 11/04/2023 13:16 - Atualizado em 11/04/2023 13:32
Vamos aproveitar o Abril Azul, que fomenta a campanha de conscientização do Transtorno do Espectro Autista, para falar de uma iniciativa que tem impactado a vida de centenas de famílias de pessoas atípicas, incluindo algumas de Lagoa Santa.
Localizado no Parque Ambiental Nossa Senhora da Piedade, no bairro Aarão Reis, zona norte de Belo Horizonte, o projeto Voo Azul é uma organização sem fins lucrativos que oferece atendimento especializado e multidisciplinar para pacientes atípicos e familiares de baixa renda.
A ideia do projeto surgiu quando o filho mais novo da presidente, Jana Neves, foi diagnosticado com o espectro autista e, junto com um grupo de mães de crianças atípicas, enfrentavam dificuldades em acessar informações e tratamentos especializados efetivos. Jana também é mãe de outra criança com TEA.

Jana Neves, Presidente do Projeto Voo Azul.
Assim, desde o seu início, a organização oferece tratamento especializado com valor social para pacientes com algum tipo de comorbidade neurológica, ou do neurodesenvolvimento, como é o caso dos autistas.
O Voo Azul oferece equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, neuropsicopedagogo, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais, que garante um tratamento digno, humanizado e eficiente para centenas de pessoas. Além do autismo, a ONG também atende outras comorbidades que geralmente acompanham o autismo, como deficiência intelectual, TDAH, ansiedade e depressão.

O Projeto funciona atualmente no Parque Nossa Senhora da Piedade, em BH.
Conscientização através da informação
Além dos atendimentos especializados, a Voo Azul ainda realiza ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista nas escolas, igrejas, comunidades e em encontros com as famílias para debater o assunto.
"A terapia do autista não pode ficar restrita ao consultório, mas deve se estender aos familiares que aprendem sobre a comorbidade e como lidar com o tratamento. Por isso, o Voo Azul busca parcerias para ampliar essa rede e oferecer um atendimento cada vez mais completo e humanizado a mais pessoas”, afirma a presidente.
Por causa da grande demanda, o Voo Azul enfrenta uma fila de espera para ingresso no projeto, já que conta com uma grade de 800 famílias cadastradas.
Reconhecimento
A iniciativa do projeto Voo Azul tem se tornado referência de como a iniciativa privada pode atuar em prol do bem-estar da população, suprir as falhas do sistema público de saúde e mudar a vida de muitas famílias.
Sua atuação tem sido reconhecida em Belo Horizonte, e região. Em 2021 recebeu a Moção de Parabenização do vereador Fabiano Moreira, de Lagoa Santa, região metropolitana de Lagoa Santa.
“Ficamos felizes quando recebemos pedidos de auxílio dos profissionais da educação, postos de saúde e outros. Isso nos faz sentir no caminho certo e esses auxílios endossam nossa missão”, conclui Jana.
Ajude o Voo Azul
A organização conta com a ajuda voluntária e doações de materiais escolares, equipamentos, brinquedos pedagógicos, dinheiro e outros.
Acesse as redes sociais e veja como doar @https://www.instagram.com/vooazul_autismo/
por ASCOM 2023