Gerente da Copasa afirma que Lagoa Santa ainda não tem convênio com empresa
Gerente regional da Copasa e o Vice-prefeito comparecem à Câmara e falam sobre a falta de água no município.
Publicado em 15/05/2019 17:48 - Atualizado em 16/05/2019 12:49
Vice-prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão.
A reunião desta terça-feira (14/05), foi marcada pela presença do gerente regional da Copasa, José Cláudio Ramos, e também do vice-prefeito e secretário de desenvolvimento urbano de Lagoa Santa, Breno Salomão.
O assunto debatido foi a falta de água em vários bairros da cidade, problema antigo e recorrente nos fins de semana.
Um dos bairros que mais tem sofrido com isso é a Lapinha. O vereador Waguinho da Lapinha (PRTB), depois de inúmeras tentativas cordiais com a Copasa, ajuizou uma ação contra a Companhia no mês de março.
Presente na reunião, a moradora do bairro, Erika Banyái relatou o drama vivido: “Em janeiro eu fiquei sem uma gota d’água. Graças a Deus, Deus mandou muita chuva. Eu lavei roupa com a água da chuva, porque a gente solicitava o caminhão pipa e não conseguia. Quero parabenizar o vereador Waguinho, porque com a liminar, nós não estamos tendo tanta dificuldade em conseguir água na Lapinha. ”
E apesar de conseguir judicialmente, o abastecimento do bairro com caminhão pipa, o vereador sempre tem sido questionado sobre quando o problema será solucionado por definitivo, e porque as contas estão dobrando de valor, se não tem água.
Ao apresentar estas questões ao gerente da Copasa, ele explicou que a dificuldade de comprar terrenos no local tem sido o grande problema para furar os poços, onde os estudos realizados pela Companhia apontam a possibilidade de encontrar água.
Como as negociações não foram bem-sucedidas, José Ramos comentou que novos estudos foram feitos, e um acordo com proprietário de outro terreno foi realizado com êxito. Tão logo, poderão iniciar as obras para captação de água no bairro.
Sobre o aumento dos valores das contas, o gerente da Copasa esclareceu que, “quando é verificado a irregularidade no valor em razão de questões técnicas, o consumidor pode solicitar o refaturamento”.
Gerente da Copasa em Lagoa Santa.
No geral, José Cláudio Ramos afirmou que várias obras programadas para melhorar o abastecimento de água na cidade ainda não foram iniciadas porque o município não tem convênio com a Copasa.
Ainda segundo o gerente, outra questão é paralização de abastecimento em Belo Horizonte. Sempre que o abastecimento é interrompido lá, as cidades como Lagoa Santa, Vespasiano e outras do vetor norte sentirão o reflexo do desabastecimento por mais dois ou três dias. Ele ainda disse que a Companhia está dobrando a captação de água para amenizar o problema e os reflexos, mas somente com a duplicação dos reservatórios, o problema poderá será resolvido.
Sobre todas as justificativas apresentadas, o vereador Artileu Bonfim (SD), colocou seu ponto de vista destacando a falta de planejamento da Copasa:
“A sensação que eu tenho é que há uma falta total e completa de planejamento, para adequar a demanda de crescimento do município, a demanda de água e os serviços da Copasa. Nós temos uma população imensa, a demanda está aumentando e a sensação é de que, a Copasa não se ateve a este planejamento, não se organizou para dar conta disso. Daqui há 10 anos, a empresa vai voltar à Câmara e falar as mesmas coisas, continuando sem atender a demanda”, desabafou Artileu.
Moradora da Lapinha.
Para falar sobre o contrato de concessão entre a Copasa e o município, o vice-prefeito, Breno Salomão, esclareceu que a conversa com prestadora de serviço ainda não foi iniciada. Na ocasião, a vereadora Aline Aires (MDB) fez um pedido:
“Que a prefeitura se manifeste com um contrato que resguarde a população. Resolve isso, que a população está pedindo socorro.“
O vice-prefeito garantiu que se for firmado a renovação do contrato, as regras serão mais claras, de modo que atendam as demandas da cidade e da população. Ele ainda ratificou a colocação feita pelo vereador Artileu sobre a Companhia não acompanhar o crescimento da cidade:
“Acho que a Copasa demorou sim. A gente concorda que a Copasa tem que melhorar, e melhorar muito.”
Sem projetos para serem votados a reunião foi encerrada.
por Assessoria de Comunicação